Tuesday, February 17, 2009

De novo a Argentina

É impressionante como o governo brasileiro não sabe lidar com nossos vizinhos argentinos, alias com qualquer vizinho.

O Mercosul é uma piada, não funciona direito fazem 20 anos, foi sonhado pelo Sarney que foi um péssimo presidente e pelo Alfonsin que foi embora antes do fim do governo para o qual ele foi eleito.

A economia Argentina vem se deteriorando nos últimos 20 anos, suas fábricas de automóveis são hoje extensão das fábricas brasileiras, que ou custam muito caro para ampliar ou levam muito tempo para serem preparadas para novos modelos, assim se na maioria dos casos um novo modelo mais luxuoso vai ser fabricado, porém vai ter uma baixa demanda ele irá forçosamente ser montado na Argentina, para deixar a fábrica do Brasil fazendo o que vende mais os modelos básicos.

Essa equação é muito conveniente para os fabricantes de automóveis, para o Brasil e para a Argentina, mas quando algo vai errado na Argentina nós não usamos essa dependência das fábricas Argentinas ao nosso favor, enquanto que a Argentina sem nem pestanejar imediatamente implementa barreiras para produtos brasileiros.

Essa dependência da economia Argentina é triste, mas muito mais triste é essa perseguição pelo Itamaraty e pelo PT de que temos de ser bondosos com nossos vizinhos as custas de empregos no Brasil.

Todo mundo é protecionista contra o Brasil, por que nós não podemos ser apenas pragmáticos?

Quem sabe se formos pragmáticos não conseguimos finalmente fazer o Mercosul andar ao invez de ficarmos aqui tomando pancada da Argentina com relação as nossas industrias, ao fato de termos um BNDES ou do Paraguai que não quer pagar a conta de Itaipu ou da Bolíva com seu gas.

Agora que os preços do petroleo baixaram e por conseguinte o do gas seria a grande hora de renegociar o calote da Bolivia na Petrobras, seria a grande hora de mostrar ao Paraguai que acordos são feitos para serem cumpridos, mas como infelizmente a camarilha do PT ao invez de privilegiar a competência, preferiu aparelhar o Itamaraty, o IBAMA, e vários outros orgão nós não sabemos como entrar em uma discussão técnica.

Que bom que faltam menos de 24 meses para esse governo acabar.

No comments:

Post a Comment