Saturday, November 1, 2008

Um sábado como outro qualquer em casa!

Bem com todas as novas tecnologias de rede a minha casa hoje possui 3 notebooks, 1 desktop e 1 Power Mac, 1 time capsule, 1 Xbox 360 e 2 Xbox tradicionais, todos ligados em rede.
Temos 3 redes wireless em casa, uma da Aruba a empresa onde eu trabalho que pode colocar usuários remotos ao redor do mundo e se chama ethersphere, outra que é a de casa e se chama casa é óbvio não e por último a rede do meu home office, que fica na edicula e por isso a chamo de ridicula.
As crianças estavam reclamando que o Xbox 360 não estava deixando eles jogarem online, fui checar e descobri que para ligar o playstation 1 o meu filho mais novo desligou o MN-740 (a placa de rede wireless do Xbox) do no break, ainda não existe rede que funcione sem energia elétrica.
Após religar na tomada fui testar e descobri que estava meio lento, dei uma checada com o Stumbler e achei algumas redes de vizinhos em volta, uma inclusive aberta, chamada linksys e com a senha do router padrão, pode?
Como a rede de casa ainda usa um router wireless padrão (não vou fazer propaganda de produto porcaria) e não um Aruba com ARM a solução foi manualmente alterar o router e configurar outro canal, resultado sinal melhor, taxa de transferência melhor e menos interferência.
Já que estava com a mão na massa fui atualizar anti virus, checar se tinha gente tentado entrar nas redes casa e ridicula.
Agora tenho um dilema, o que faço com o router que está usando linksys, estou pensando em alterar o SSID dele por algo como eu tomei sua rede, aprende a configurar um router, obrigado por me deixar usar sua banda, o que vocês acham?

2 comments:

  1. O Branda, sei que nao e o casso, mas toma cuidado que isso acontece direto aqui nos EUA. Redes WiFi sao colocadas propositalmente com esa configuracao padrao (principalmente em hoteis ou predios de escritorios), ai chega o Latino "expertao" (como falam voce e o Gus), "rouba" a sinal e a banda do vizinho e realmente esta sindo gravado com um logger que guarda senhas, enderecos e demas sindo utilizadas depois para os golpes.

    Neste caso acho que o melhor e pelo menos avisar o vizinho, que com certeza nem sabe como funciona o router, que poderia pelo menos configurar ele com um minimo de seguranca, assim o seu dever civico estara cumplido.

    abraco, Juan

    ReplyDelete
  2. Juan,

    Eu sei desses problemas e por isso mesmo eu uso um notebook so para isso, no caso especifico o vizinho realmente nao sabia configurar e acabou depois conversando comigo.

    Eu mostrei para ele o que eu fiz e o que ele tinha de fazer para mudar, o cara e dentista, muito boa gente, mas tem de aprender mais.

    ReplyDelete