Sunday, January 18, 2015

Resolução de ano novo, de novo!

O Vem Comigo vai mudar, não vou mais falar de política aqui, vou falar de viagens, de experiências em restaurantes, bares, lugares, pessoas.

Afinal o nome nasceu de um bar que eu tive em Visconde de Mauá faz muito tempo, e em bar se conversa de tudo, mas para evitar problemas vamos tirar política, futebol e religião, ou não?

Assim iremos construindo o Vem Comigo lentamente falando do lugares por onde já passei.


Monday, January 5, 2015

O efeito dominó

Fazia muito tempo, mas muito tempo mesmo que eu não sentia vontade de escrever, apesar do Edu ficar me cutucando para escrever, ainda mais ele que escreve pacas, mas acho que era preguiça.

Conversando hoje em uma roda de amigos começamos a analisar o que pode acontecer com empresas como a OAS, a ODEBRECHT, a Mendes Junior e consequentemente com o universo de pessoas e negócios que existem, vivem e subsistem por causa delas.

Talvez estejamos prestes a testemunhar uma avalanche de falências de empresas, (gigantes, grandes, médias e pequenas), famílias que se desestruturar, escolas que irão perder alunos, carros e casas que serão vendidos a qualquer preço, empresas que poderão ter de ser revendidas como a GRUairport em meio a uma concessão.

Os efeitos do PETROLÃO, são tantos e tão dispersos como a inflação, como uma OAS irá pagar fornecedores e funcionários, será que ela vai passar pelas mesmas dificuldades que a IESA, será que as investigações da SEC (a CVM americana) irão mostrar mais problemas na Petrobras, na refinaria recém inaugurada no Recife, mas que ainda está incompleta.

Comecei a pensar que a forma tão irresponsável e amadora como os negócios são tocados no Brasil possam talvez se tornar o antídoto para os nossos graves problemas, talvez agora as praticas mais correntes de transparência e de gestão possam ser implantadas, talvez a reforma do código civil e do código penal sejam implementadas de forma a coibir os excessos de direitos sem nenhum castigo ou dever para os condenados. Como prisão perpétua, sem direito a indulto.

Mas o fato é que se as grandes empreiteiras brasileiras saírem de cena, talvez os pagamentos para caixa de políticos também sequem, e aí muitos desses profissionais da política ficaram a ver navios sem sua ração de contribuição.

Realmente fico aqui desejando que esses senhores presos em Curitiba abram bem a boca e aproveitem a denunciem tudo o que sabem, a visão de um efeito dominó onde castelos de carta desmoronam me faz achar que 2015 vai ser muito divertido.

Vou dormir e sonhar com isso.