Monday, February 23, 2009

Lula o pai do povo brasileiro tem medo de vaia!

E lá foi o Lula no Aerolula para assistir o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro em um ano de crise economica violenta.

Lula critica a Embraer e voa de Airbus, não resolve o problema da compra dos C390 que podia ajudar a manter parte dos 4200 empregos.

Vai escondido pro Rio, vai escondido pro camarote do governador Sergio Cabral que sonha em ser vice da Dilma.

Presidente, não tenha medo de vaias, tenha sim medo da incompetência que grassa no planalto central, o senhor perdeu uma grande chance de privatizar portos, aeroportos, estradas, etc... quando o mundo estava nadando em dinheiro, pois privatização é contra o ideario do PT.

O senhor e seus ministros aparelharam uma série de orgãos do executivo federais, estaduais e municipais com um monte de amigos sindicalistas ou com baixa ou nenhuma qualificação e agora os projetos não acontecem, não se transformam, não são concluidos.

Senhor presidente, o senhor ainda tem uma grande de chance de se tornar um herói na história do Brasil, coloque pessoas mais capazes como o Malan na Economia, deixe o Miguel Jorge trabalhar, coloque outra pessoa experiente como o Roberto Rodrigues na Agricultura, tire o Itamaraty das negociações comerciais e crie um departamento de comércio independente da diplomacia como fizeram os americanos.

Pare de deixar o Itamaraty ficar colocando panos quentes nas relações comerciais com o Mercosul, com a Bolívia, com a Venezuela.

Respeite o que foi definido no estatuto de criação do Mercosul e não deixe o Chavez poluir ainda mais esse frustrado mercado comum.

Presidente o senhor ainda tem tempo, se não aonde o senhor vai se esconder das vaias?

Tuesday, February 17, 2009

De novo a Argentina

É impressionante como o governo brasileiro não sabe lidar com nossos vizinhos argentinos, alias com qualquer vizinho.

O Mercosul é uma piada, não funciona direito fazem 20 anos, foi sonhado pelo Sarney que foi um péssimo presidente e pelo Alfonsin que foi embora antes do fim do governo para o qual ele foi eleito.

A economia Argentina vem se deteriorando nos últimos 20 anos, suas fábricas de automóveis são hoje extensão das fábricas brasileiras, que ou custam muito caro para ampliar ou levam muito tempo para serem preparadas para novos modelos, assim se na maioria dos casos um novo modelo mais luxuoso vai ser fabricado, porém vai ter uma baixa demanda ele irá forçosamente ser montado na Argentina, para deixar a fábrica do Brasil fazendo o que vende mais os modelos básicos.

Essa equação é muito conveniente para os fabricantes de automóveis, para o Brasil e para a Argentina, mas quando algo vai errado na Argentina nós não usamos essa dependência das fábricas Argentinas ao nosso favor, enquanto que a Argentina sem nem pestanejar imediatamente implementa barreiras para produtos brasileiros.

Essa dependência da economia Argentina é triste, mas muito mais triste é essa perseguição pelo Itamaraty e pelo PT de que temos de ser bondosos com nossos vizinhos as custas de empregos no Brasil.

Todo mundo é protecionista contra o Brasil, por que nós não podemos ser apenas pragmáticos?

Quem sabe se formos pragmáticos não conseguimos finalmente fazer o Mercosul andar ao invez de ficarmos aqui tomando pancada da Argentina com relação as nossas industrias, ao fato de termos um BNDES ou do Paraguai que não quer pagar a conta de Itaipu ou da Bolíva com seu gas.

Agora que os preços do petroleo baixaram e por conseguinte o do gas seria a grande hora de renegociar o calote da Bolivia na Petrobras, seria a grande hora de mostrar ao Paraguai que acordos são feitos para serem cumpridos, mas como infelizmente a camarilha do PT ao invez de privilegiar a competência, preferiu aparelhar o Itamaraty, o IBAMA, e vários outros orgão nós não sabemos como entrar em uma discussão técnica.

Que bom que faltam menos de 24 meses para esse governo acabar.

Thursday, February 5, 2009

Que gracinha a Dilma!

E ela deve ter gasto um monte de dinheiro na plastica para depois aparecer na mídia assim, por favor Dilma, menas, bem menas.....

Eu tenho orgulho de ser brasileiro!

Essa propaganda piegas nunca me pegou, acho que alguns deles realmente eram exemplos brilhantes, mas para mim o melhor exemplo foi o Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.

Vira e mexe eu tou de taxi indo para Congonhas bem cedo para pegar um voo para algum lugar para um dia inteiro ou vários dias de reunião, bem num desses dias bem cedo quando estou saindo do meu taxi um outro taxi para logo depois do meu e de dentro dele sai um senhor de terno e gravata.

Esse senhor pagou o taxi do próprio bolso e depois se dirigiu ao guiche de vendas de passagem da empresa aerea, alias a mesma que eu e voava e ficou na fila do mesmo jeito que eu e outras pessoas.

Uma vez a passagem comprada ele se dirigiu ao balcão para fazer o check-in assim como todos nós, depois caminhou para a sala de embarque, tomou um café em pé como todos nós.

Eu juro que me senti no Canadá, na Bélgica ou em qualquer país civilizado, e eu não estava sonhando, ali mesmo na minha frente eu vi um brasileiro funcionário do executivo agir com a maior dignidade.

Tive orgulho de ser brasileiro nesse momento, pena que esse momento não se repita todos os dias com a Dilma, com o Tarso, com o Mantega e tantos outros.

Senhor Roberto Rodrigues,  eu tenho orgulho de ser brasileiro por que existem brasileiros como o senhor.

Quer fazer o PAC funcionar, faça as coisas simples.

O Lula está desesperado, está vendo todo o sucesso que ele surfou depois do trabalho arduo do Malan, do Fraga, do Schwartsman, do Franco e de muitos outros que preparam essa mudança de mentalidade e de operação da economia brasileira.

Uma andorinha só não faz verão e o Meirelles não consegue sózinho segurar tudo ainda mais com o Mantega tendo delirios de que nada vai acontecer.

Para não partir para a discussão de quantas coisas erradas eles estão fazendo eu gostaria de sugerir algo mais simples, bem mais simples, por que não fazer as coisas que faltam ser feitas por aí, não precisa de muitas obras novas, basta consertar ou acabar as antigas.

Que tal a Infraero ao invéz de fazer propaganda com a Maureen e a filha ela não focar em fazer o ar condicionado de Guarulhos funcionar direito e de lambuja o do Galeão, Santos Dumont, Congonhas, etc...

Que tal pegar as principais cidades do Brasil e enterrar a parte de energia elétrica e telefonia e fazer um serviço bem feito para que no futuro a expansão e manutenção possam ser feitas de forma simples e rápida.

Que tal arrumar ou substituir o aslfalto das marginais da cidade de São Paulo por concreto que dura mais e é mais resistente, mas isso deve ser feito repassando o dinheiro para a prefeitura e não por obra federal, o governo federal tem de cuidar de problemas globais os locais tem de ser o governo municipal.

Que tal o governo dar dinheiro para o Exercito, a Aeronaútica e a Marinha renovarem seus equipamentos, consertarem seus prédios, etc...

Que tal o governo acabar com os carros de superintendentes, diretores, presidentes de empresas e passar esses carros para policias, secretarias de saúde, educação que precisam de mais recursos?

Que tal o governo parar de voar ministros e outros potentados em jatinhos do governo e colocar os mesmos em aviões de carreira, quem sabe assim ele veem que o ar condicionado de vários aeroportos são muito ruins.

Cada real que o governo deixar de gastar com besteira pode ser um real investido em obras importantes.

Ubuntu, que legal!

Eu sempre fui  um pouco reticente a instalar Linux em um micro, mas já que eu estava com um problema em um notebook antigo resolvi zerar o mesmo e instalar o Ubuntu para ver como era...
Não é que o processo está super bem feito, super profissional, você consegue instalar rápido, já vem com um monte de opções e vou dizer mais, acho que para netbooks deve ser muito melhor que XP.
Como compreio um netbook recentemente vou testar para ver como fica.
Ele vem com os substitutos do Office para Linux, mas o Google também tem e aposto que os Office Live da Microsoft deve rodar também, vou experimentar todos.

Tuesday, February 3, 2009

Dirigir é tão gostoso!

Depois de viajar o ano inteiro de avião tem uns dias que eu sou abençoado com uma estrada de terra, depois da chuva, cheia de lama nova e fresca para sujar o carro todo, o parabrisa, dar umas derrapadas ou como diz o meu filho fazer "drifting". Convoco a todos a conhecerem as estradas vicinais de São Paulo, tem umas muito legais entre a capital e qualquer local, basta você tentar achar no mapa do quatro rodas e aí sair para um passeio, tem cada lugar lindo do lado de uma cidade conhecida. Por que não? Sugestão, alugue um carro e use o conceito americano, "rackit it's a rental!". Assim você não destroi o seu carro e ainda se diverte um pouco, não é para fazer rallyie mas pode pisar um pouquinho.